Dados do Trabalho
Título
Sono, Nível de Melatonina e Controle Glicêmico de Crianças e Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1
Introdução
O Diabetes Tipo 1 (DM1) é caracterizado pela destruição das células beta pancreáticas, causando deficiência na secreção de insulina, acometendo geralmente crianças e adolescentes. As interações entre o sono e o DM1 são complexas e bidirecionais; o sono prejudicado pode afetar o controle glicêmico e as glicemias sub controladas podem interferir no sono. O sono é cada vez mais reconhecido como um fator potencialmente modificável para melhorar o controle glicêmico, contudo existe uma lacuna significativa de conhecimento sobre intervenções possíveis que poderiam melhorar o sono e os efeitos da sua otimização no controle glicêmico em DM1. Na faixa pediátrica, crianças e adolescentes com DM1, têm maior risco de terem problemas relacionados ao sono, tais como sonolência diurna, sono insuficiente e jet lag social, quando comparados com crianças saudáveis, devido a maior susceptibilidade a distúrbios do sono relacionadas com o efeito do processamento de glicose e da insulina no sistema nervoso central, além do aumento da resposta ao estresse corporal. Além disso, a síntese de melatonina, hormônio responsável pela regulação do ciclo sono-vigília, sofre influência das altas concentrações de glicose, evidenciando-se correlação negativa entre hiperglicemia e a excreção de 6-sulfatoximelatonina, afetando a manutenção de um ciclo circadiano do sono normal.
Objetivo
Avaliar a associação entre qualidade do sono, níveis de 6-sulfatoximelatonina e nível glicêmico de crianças e adolescentes com DM 1.
Métodos
Estudo longitudinal sobre a avaliação do perfil de atividade e repouso, nível de 6-sulfatoximelatonina e controle glicêmico de crianças e adolescentes com DM1. A qualidade de sono e o ritmo vigília-sono serão avaliados por meio de actigrafia, diário do sono e dos questionários de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth e Hábitos de Sono. Aos participantes será entregue o actígrafo para que façam uso do equipamento por 14 dias seguidos. No último dia de permanência com o actígrafo, a fim de mensurar o nível de 6-sulfatoximelatonina, será coletada a urina do período noturno. A monitorização contínua da glicose será realizada pelo sensor Freestyle Libre®, por 14 dias, mostrando episódios glicêmicos.
Resultados
Propor estratégias para melhor gerenciamento do DM1 e qualidade de vida em crianças e adolescentes a partir da compreensão da relação existente entre os níveis de melatonina, sono e controle glicêmico.
Conclusões
Sem resultados.
Palavras -chave
Sono, Diabetes Mellitus tipo 1, Controle Glicêmico, Melatonina.
Área
Projetos
Autores
Nádia Esteves dos Santos, Karina Thalita da Silva Higa, Ariane Machado Avelar, Fernanda Gaspar do Amaral, Denise Miyuki Kusahara