Dados do Trabalho
Título
Efeito de um Programa de Meditação Online para Mulheres com Insônia: Um Estudo Clínico Randomizado
Introdução
Um estudo epidemiológico realizado pelo Instituto do Sono em 2007 verificou que 44,8% da população da cidade de São Paulo apresentava insônia. As mulheres foram as mais afetadas, alcançando o percentual de 32%. Sobrecarga de trabalho e questões hormonais podem ser atribuídas a esta prevalência alta nessa população. As consequências da insônia podem ser de ordem física ou psíquica, sendo elas problemas cardiovasculares, doenças autoimunes, bem como transtornos de ansiedade e depressão. O tratamento padrão-ouro para a insônia é a Terapia Cognitivo Comportamental, além de alguns medicamentos psicoativos. Entretanto essas terapias e medicações apresentam custo alto ou efeitos colaterais, o que aumenta a procura por técnicas integrativas. Dentre as técnicas integrativas, a meditação tem se destacado com resultados promissores em melhora da insônia. Após a pandemia da COVID-19, o mundo se adaptou a uma nova forma de utilização da tecnologia, inclusive para atendimentos em saúde. Assim, a meditação online, surgiu como uma alternativa acessível e conveniente no tratamento de algumas questões de saúde mental.
Objetivo
Avaliar o efeito de um programa de meditação online em mulheres com insônia, além de verificar possíveis mudanças nos níveis de ansiedade, depressão e qualidade de vida.
Métodos
O estudo está em andamento, é longitudinal, randomizado e controlado. Foram incluídas mulheres com idades entre 18 e 47 anos e diagnóstico clínico de insônia validado por médica especializada em sono. A amostra foi distribuída em dois grupos: Intervenção e Controle. Ambos terão uma palestra inicial sobre higiene do sono, a seguir o grupo Intervenção participará de 8 encontros virtuais e semanais, nestes encontros recebem orientações e participam de sessão de meditação com a técnica Anapana, focada na respiração para acalmar a mente. O grupo Controle ficará em espera. Os instrumentos utilizados para a avaliação dos desfechos em sono serão o índice de Gravidade de Insônia e o questionário de Pittsburgh. Para avaliar sintomas de ansiedade e depressão serão utilizados os inventários de Beck. Para a avaliação da qualidade de vida será utilizado o questionário Whoqol-Bref. Generalized Estimating Equations (GEE) serão utilizadas para avaliar o efeito da meditação nos desfechos relacionados a sono e a comparação entre os grupos Controle e Intervenção.
Resultados
Sem resultados
Conclusões
Sem resultados
Agradecimentos: à AFIP, CAPES e CNPq.
Palavras -chave
Sono; mulheres; meditação online; ansiedade; depressão
Área
Projetos
Autores
Maria José Morais, Andréia Gomes Bezerra , Carolina Banzolli , Leandro Lucena, Márcia Prieto, Sergio Tufik, Helena Hachul