Dados do Trabalho
Título
Desenvolvimento, Validação e Acurácia Diagnóstica de Modelo Simplificado de Questionário de Triagem para Detecção de Apneia Obstrutiva do Sono em Pessoas com Lesão Medular.
Introdução
A apneia obstrutiva do sono (AOS) apresenta prevalência de 83.0 % nas pessoas com lesão medular (LM) e as formas mais graves ocorrem em até 67,0 % dos tetraplégicos. A polissonografia é o exame de referência para o diagnóstico adequado da AOS. Todavia, o acesso dificultado e os custos elevados do exame inviabilizam o diagnóstico, justificando o desenvolvimento de questionários de triagem específicos para a AOS na LM.
Objetivo
Elaborar e definir acurácia diagnóstica de questionário de triagem simplificado, baseado nos fatores de gravidade da AOS nas pessoas com LM.
Métodos
O estudo será dividido em 2 fases. Na primeira fase, com desenho transversal amostra de 100 pessoas, serão avaliados portadores de LM, com tetraplegia ou paraplegia, atendidos em programas de reabilitação na Rede SARAH entre novembro 2015 e junho de 2024, submetidos à polissonografia devido a queixas relacionadas ao sono. Serão critérios de exclusão: doenças respiratórias, cardíacas ou outras doenças neurológicas que não a LM. A variável dependente será apneia moderada-grave (índice de apneia-hipopneia ≥15). Os fatores de gravidade serão: idade, sexo, índice de massa corporal, perímetros cervical e abdominal, nível de lesão medular (tetraplegia/paraplegia), critérios da American Spinal Injury Association (ASIA) para classificação de lesão (AIS A, B, C ou D), história de roncos frequentes e relato de pausas respiratórias. Após dicotomização das variáveis independentes, será feita análise de regressão logística univariada e os fatores com p<0,2, serão selecionados para análise de regressão logística multivariada. Os fatores com maior associação serão utilizados para a elaboração do questionário de triagem da AOS moderada-grave nas pessoas com LM. Na segunda fase, serão empregados desenho longitudinal e prospectivo, amostra de 92 participantes e mesmos critérios de inclusão e exclusão do estudo anterior. Na avaliação de triagem pré-polissonografia e no dia da polissonografia, um questionário será aplicado aos participantes da pesquisa, por avaliadores diferentes e cegados quanto aos resultados. O questionário será avaliado quando as critérios de sensibilidade, especificidade, acurácia, valores preditivos positivo e negativo e razão de verossimilhança positiva e negativa, sendo o padrão de referência o estudo polissonográfico do tipo I. O questionário será submetido às análises de confiabilidade e de validade.
Resultados
Sem resultados.
Conclusões
Sem resultados.
Palavras -chave
SPINAL-CORD-INJURY, QUESTIONNAIRES, SLEEP APNEA
Área
Projetos
Instituições
Programa de pos-graduação em Neurociências da UFMG - Minas Gerais - Brasil, Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação - Minas Gerais - Brasil
Autores
PATRICIA SOUZA BASTOS, Almir Ribeiro Tavares, Hani Camille Yehia, Jaquelin Valicek, Elmano Henrique Torres de Carvalho