SONO 2024

Dados do Trabalho


Título

Associação da preferência circadiana e do sono insuficiente na expressão gênica dos genes SLC2A3 e SLC2A5: relações com o metabolismo energético e risco de resistência à insulina

Introdução

O ritmo circadiano desempenha um papel fundamental no metabolismo da glicose e na regulação da sensibilidade à insulina. Sabe-se que, em seres humanos, ele possui uma apresentação fenotípica de três cronotipos: matutino, vespertino e intermediário. Quando o padrão do ciclo vigília-sono se desvia da preferência circadiana, alterações no metabolismo, como diminuição da sensibilidade à insulina, podem ser encontradas. Observa-se também que alterações no sono afetam a expressão de genes do metabolismo energético, como os genes SLC2A3 e SLC2A5.

Objetivo

Investigar a associação entre preferência circadiana, padrão de sono e expressão gênica do SLC2A3 e SLC2A5, além de avaliar a sensibilidade à insulina em função da expressão gênica e comparar os resultados entre grupos de preferência circadiana.

Métodos

Estudo transversal prospectivo de 12 meses com 30 participantes balanceados por sexo para avaliação de sono, preferência circadiana e coleta de sangue para dosagem de exames laboratoriais e da expressão gênica. Incluiremos adultos entre 30-40 anos de ambos os sexos, e excluiremos participantes com patologias metabólicas ou em uso de hipoglicemiante e indivíduos com distúrbios de sono diagnosticados. A avaliação do sono será feita por questionários: Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Escala de sonolência de Epworth, Índice de Gravidade de Insônia e Questionário de Berlim. Já a preferência circadiana será avaliada pelo Questionário de Avaliação de Preferência Circadiana de Horne e Ostberg. Uma coleta de sangue em horário padronizado será realizada para dosagem da glicemia de jejum, hemoglobina glicada e insulina de jejum para realizar o teste de resistência a insulina (Índice HOMA-IR) e para extração do RNA. A partir do RNA total purificado, iremos quantificar a expressão gênica dos genes SLC2A3 e SLC2A5 por meio de reação em cadeia da polimerase em tempo real. A análise estatística será realizada de maneira estratificada, baseando-se no cronotipo e na qualidade de sono. O nível de significância adotado será de 0,05. O perfil da amostra estudada em relação a variável categórica preferência circadiana será determinado por meio de análises descritivas. As associações entre grupos e variáveis categóricas serão feitas por teste de qui-quadrado, sendo as diferenças notadas pelo resíduo ajustado. As análises serão realizadas utilizando o pacote estatístico PASW Statistics 20.

Resultados

Sem resultados.

Conclusões

Projeto em andamento.

Palavras -chave

sono, preferência circadiana, SLC2A3, SLC2A5, resistência à insulina

Área

Projetos

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Bruna Caroline Rodrigues Ribeiro, Priscila Farias Tempaku, Sergio Tufik