Dados do Trabalho
Título
Efeito da apneia obstrutiva do sono e o tratamento com CPAP sobre a concentração de metaloproteinases: um estudo clínico
Introdução
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio respiratório, caracterizado por obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores, interrupção da respiração e ocorrência de períodos de parada respiratória durante o sono. Adultos com AOS apresentam um maior risco para doenças metabólicas e cardiovasculares, associação com déficits cognitivos, disfunção endotelial, envelhecimento acelerado e mortalidade. A etiologia da AOS é multifatorial, associada a fatores exógenos ou fatores patológicos e anatômicos. O método de pressão contínua aérea positiva (CPAP) normaliza a arquitetura de sono e diminui sintomas noturnos, cessando eventos obstrutivos. Apesar da fisiopatologia da AOS não estar totalmente compreendida, a hipóxia intermitente e a fragmentação de sono são importantes mediadores dos desfechos associados a AOS. Evidências suportam a hipótese de que as metaloproteinases de matriz (MMPs) podem ser importantes marcadores de hipóxia intermitente crônica, pois episódios recorrentes de apneias/hipopneias causam uma sequência de eventos de dessaturação-reoxigenação semelhantes a lesão de isquemia-reperfusão associada à produção excessiva de espécies reativas de oxigênio (EROs) e regulação positiva de MMPs na AOS.
Objetivo
Avaliar a concentração de metaloproteinases (MMP-9 e MMP-2) em pacientes com AOS moderada/grave e o efeito do tratamento com CPAP nessas concentrações.
Métodos
A condução do estudo será a partir de amostras de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, sham-controlado, com duração de 6 meses, sub-análise de material. A amostra do estudo conta com 46 participantes avaliados antes e depois da intervenção. As dosagens das metaloproteinases MMP-2 e MMP-9 serão feitas pelo kit ELISA, com anticorpos específicos. A metodologia de extração será de acordo com as normas técnicas do laboratório Thermo Fisher.
Resultados
Projeto em andamento.
Esse estudo será realizado por um financiamento da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP).
Conclusões
Projeto em andamento.
Esse estudo será realizado por um financiamento da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP).
Palavras -chave
Apneia obstrutiva do sono, Metaloproteinases de matriz, CPAP
Área
Projetos
Instituições
FASM - Faculdade Santa Marcelina - São Paulo - Brasil, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Ana Clara Bocato, Priscila Farias Tempaku, Sergio Tufik