SONO 2024

Dados do Trabalho


Título

Sucesso da Fonoterapia em Apneia/Hipopnéia do Sono de Grau Severo

Introdução

O sono é um estado fisiológico, temporário, reversível e necessário para a sobrevivência do ser humano. Muitos fatores podem afetar o sono, como por exemplo uso de medicamentos, estresse, exercícios noturnos, doenças, consumo de cafeína e álcool.

Objetivo

Descrever a atuação fonoaudiológica em um paciente com apnéia/hipopnéia do sono de grau severo.

Métodos

Relato de caso de um paciente, do sexo masculino, de 59 anos, com síndrome de apnéia/ hipopnéia do sono, de grau severo, que realizou o acompanhamento fonoaudiológico para melhora desse quadro, com relato de ronco frequente e queixa de dormir mal. O planejamento da terapia foi estruturado a partir da coleta da história clínica, preenchimento da escala de sonolência de EPWORTH e do questionário de qualidade de vida de Pittisburg, avaliação da motricidade orofacial e exame de polissonografia (PSG). As sessões tiveram por objetivo orientar quanto a higiene do sono, melhorar a respiração nasal, adequar a força da língua e abaixar o dorso, fortalecer os músculos do palato mole e diminuir a velocidade mastigatória. Foram realizadas 12 sessões, de setembro de 2022 a março de 2023, com a interrupção da terapia pelo paciente com a justificativa de estar ocupado com outras demandas. Em agosto de 2023 retornou, por orientação e insistência médica. Realizou 19 sessões até abril de 2024, recebendo alta assistida após bons resultados no novo exame de PSG.

Resultados

Após as 12 sessões foi possível perceber que o dorso da língua estava menos elevado e a musculatura do palato mole mais forte, contudo era frequente o relato de não ter uma boa disciplina na realização dos exercícios, não seguir as orientações de higiene do sono e estar passando por muitos momentos de estresse. No retorno à fonoterapia dedicou-se mais ao tratamento, seguiu às orientações de higiene do sono, manteve atividade física regular e conseguiu lidar melhor com as situações de estresse. O resultado da PSG realizada em 31 de maio de 2024 indicou melhora em vários parâmetros com diminuição significativa da apnéia / hipopnéia de 47.1 para 14.2 eventos por hora.

Conclusões

O atendimento fonoaudiológico auxiliou de forma significativa na reabilitação desse paciente, com melhora importante no exame de PSG, passando de um quadro de apnéia/hipopnéia severa para um quadro leve.

Palavras -chave

Fonoaudiologia
Ronco
Sindrome de apneia/hipopneia do sono

Área

Relato de Caso

Autores

Patrícia Valente, Andrea Chaves Lisboa Morato