Dados do Trabalho
Título
Insônia na infância: um relato de caso sobre a orientação parental para uma criança de dois anos
Introdução
A intervenção comportamental por meio da orientação parental vem alcançando resultados positivos no manejo da insônia infantil. Os achados apresentados neste estudo mostraram os efeitos positivos sobre o sono de uma criança que iniciava o sono com a participação de estímulos e necessitava dos mesmos durante os despertares noturnos para voltar a dormir.
Objetivo
Apresentar um relato de caso de intervenção comportamental para insônia infantil em uma criança de dois anos, em um programa dirigido aos pais, e verificar o efeito do tratamento no sono e no comportamento diurno e noturno dela.
Métodos
A anamnese foi realizada por questionário online, e as sessões de avaliação e intervenção ocorreram individualmente entre a primeira autora e a mãe da criança. As consultas ocorreram em três momentos com intervalos quinzenais. O plano de ação contemplou: 1) orientações sobre a rotina do sono indicada para a faixa etária e ajustes no ambiente pré-sono e sono através de rituais consistentes e previsíveis 2) organização de uma rotina do sono fisiológica 3) autonomia de sono através do método Sleep Lady e retirada gradual da genitora do ambiente de sono da criança até que ela se sentisse segura para dormir sozinha.4) confecção de cartazes, para os pais reforçarem todos os dias os combinados sobre as novas regras do sono e quadro de recompensa para motivá-la a criar bons hábitos de sono; e 5) desmame total das mamadeiras noturnas.
Resultados
Nos três primeiros dias a latência para o sono noturno aumentou e a criança apresentou dificuldade para dormir sem o contato físico. Em substituição, houve o acolhimento e momentos rápidos de diálogo. Com a rotina do sono fisiológica estabelecida a criança passou a dormir de acordo com o que é indicado para a faixa etária. Nas 3 primeiras noites do desmame noturno os despertares foram prolongados.Ao final, a criança fazia cerca de 12h de sono total diário (um cochilo de 1h30min e cerca de 10h30min de sono noturno) e estava dormindo de forma independente.Em suma, houve melhora nos hábitos de sono o que proporcionou um sono tranquilo e reparador.
Conclusões
O relato demonstra a relevância dos rituais consistentes de sono, da rotina do sono fisiológica e de abordagens comportamentais para a correção das questões que repercutem nos casos de insônia pediátrica.
Palavras -chave
Comportamento. Criança. Insônia pediátrica. Intervenção comportamental. Sono.
Área
Relato de Caso
Autores
JAMILLE AMORIM PAZ, SANDRA ELY BAOBOSA DE SOUZA