SONO 2024

Dados do Trabalho


Título

Avaliação das Síndrome de Apnéias do Sono, em pacientes com malformação de Arnold-Chiari do tipo 1, antes e após tratamento cirúrgico

Introdução

Pacientes com malformação de Arnold-Chiari do tipo 1 apresentam uma maior prevalência de Síndromes de Apnéia do Sono, quando comparados às estatísticas da população geral, porém, o benefício do tratamento por descompressão da fossa posterior nas Síndromes de Apnéia do Sono ainda não está claro.
Desta forma, a descompressão da fossa posterior poderia acomodar melhor estas estruturas e melhorar os padrões respiratórios alterados, reduzindo riscos de morbi-mortalidade nestes pacientes.
Apesar disso, a literatura médica não apresenta estudos com evidências suficientes em relação a este benefício, para tornar o procedimento cirúrgico de descompressão de fossa posterior uma indicação formal, na presença de algum tipo específico de apnéia do sono, seja ela central ou obstrutiva.


Objetivo

Nosso objetivo foi avaliarmos retrospectivamente, entre os anos de 2012 e 2022, os pacientes com malformação de Arnold-Chiari do tipo 1, submetidos à descompressão da fossa posterior que realizaram polissonografia do tipo 1, antes e após o procedimento cirúrgico, atendidos no hospital SARAH Brasília.

Métodos

Definimos a presença de Síndromes de Apnéia do Sono os critério da Academia Americana de Medicina do Sono antes do procedimento cirúrgico e após dois meses da cirurgia de descompressão da fossa posterior.
Excluímos pacientes com outros comprometimentos neurológicos, pulmonares, cardíacos ou fármacos depressores respiratórios.
A comparação do índice de apnéia e hipopnéia pré e pós cirúrgico utilizado foi a prova não paramétrica Wilcoxon Signed-Rank Test.. O limite adotado para o nível de significância será de p-valor menor que 5 %.

Resultados

Foram avaliados 14 pacientes, com idade entre 25 e 75 anos, sendo 7 homens.
A mediana mostra que o índice é numericamente semelhante no pré e pós cirúrgico, tanto na SACS (41,5 e 27,2 respectivamente), como na SAOS (34,7 e 18,7 respectivamente). As hipoventilações em sono normalizaram.
Considerando toda a amostra (n = 14), temos a mediana do índice igual a 36,6 no pré, contra 21,1 no pós cirúrgico. Essa diferença não se mostrou estatisticamente significante (Wilcoxon Signed-Rank Test, W-value: 29.5, p-value = .453).

Conclusões

Nossos achados, apesar de não terem encontrado uma significância estatística na redução dos eventos respiratórios entre o pré e o pós operatório, teve significância clínica, por resolver a hipoventilação alveolar e mudar o índice de gravidade da doença segundo critérios da AASM.

Palavras -chave

Síndrome de Arnold-Chiari; Apneia do Sono; descompressão da fossa posterior.

Área

Área Clínica

Autores

Michele Dominici