SONO 2024

Dados do Trabalho


Título

Efeitos da sazonalidade e ocorrência de acidentes de trânsito no estado de São Paulo

Introdução

O Relatório Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2015 estimou um aumento contínuo no número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito, totalizando 1,35 milhão de óbitos anuais no mundo. A sazonalidade, influenciada por fatores climáticos e ambientais, é um dos aspectos que podem impactar a ocorrência desses acidentes. Variações extremas no fotoperíodo, por exemplo, podem afetar ritmos biológicos, como o ritmo circadiano. Esse fato pode originar quadros de sonolência e prejudicar o estado de alerta dos condutores de veículos, aumentando o risco para os acidentes de trânsito.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo principal investigar aspectos sazonais que possam estar associados com a ocorrência de acidentes de trânsito no estado de São Paulo.

Métodos

A pesquisa será conduzida por meio de uma abordagem quantitativa, estruturada em um desenho longitudinal. Serão extraídos dados sazonais referentes aos anos 2017, 2018 e 2019, do programa estadual de prevenção de acidentes "O Respeito à Vida", que constitui uma base de dados oficial do governo de São Paulo sobre acidentes fatais. Os dados serão plotados no software Jamovi, para realização da análise de séries temporais e da análise da regressão linear múltipla, em que o número de acidentes de trânsito será a variável dependente, com intuito de identificar se há variações sazonais nos eventos. As variáveis preditoras incluirão o Volume Diário Médio (VDM) de veículos, temperatura média e fotoperíodo, cujos dados serão coletados através das plataformas online do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Suncalc, respectivamente. Por meio da análise de regressão linear múltipla, as variáveis preditoras serão testadas para identificar quais fatores relacionados à sazonalidade podem impactar o número dos acidentes. Após a obtenção dos resultados de todas as análises, serão verificados tanto a variabilidade dos acidentes como os fatores sazonais que impactaram a ocorrência dessas colisões fatais. Dados coletados preliminarmente indicaram um total de 16.534 acidentes de trânsito fatais entre 2017 e 2019. A análise estatística da variabilidade sazonal dos acidentes, bem como dos fatores que impactam sua ocorrência, poderá elucidar o padrão sazonal desses eventos.

Resultados

Sem resultados.

Conclusões

Sem resultados

Palavras -chave

Acidentes de Trânsito. Sazonalidade. Acidentes Fatais.

Área

Projetos

Instituições

Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - Brasil

Autores

Eber Pinheiro de Assis, Claudia Roberta Castro Moreno