SONO 2024

Dados do Trabalho


Título

Trabalho em turnos e noturno, qualidade do sono, fadiga e a saúde cardiovascular em trabalhadores de enfermagem

Introdução

Há evidências de que o trabalho em turnos pode causar efeitos negativos sobre a saúde dos trabalhadores, provocados por mudanças no ritmo circadiano, alterações do ciclo vigília-sono e inibição da produção de melatonina. A restrição do sono pode levar a alterações nas funções metabólicas, hormonais e cognitivas, que a longo prazo, podem gerar problemas de saúde, especialmente doenças cardiovasculares.

Objetivo

O objetivo do presente estudo será analisar a associação entre qualidade do sono, fadiga e a saúde cardiovascular em profissionais de enfermagem que trabalham à noite e em turnos, utilizando o Score Life's Essential 8.

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico com desenho longitudinal. A população será composta por trabalhadores de enfermagem, de um hospital de grande porte, localizado no município de São Paulo. A coleta de dados será realizada em quatro etapas (1) aplicação de questionários e uso de escalas; (2) avaliação da pressão arterial pelo método oscilométrico braquial e a avaliação do estado nutricional antropométrico; (3) análise objetiva e subjetiva do ciclo sono e vigília; (4) Análise laboratorial bioquímica. Na primeira etapa, os participantes responderão os seguintes instrumentos: caracterização sociodemográfica, funcional e ocupacional, antecedentes pessoais, familiares, hábitos de vida e avaliação da Dieta Mediterrânea. Além desses, serão aplicados os instrumentos de autorrelato Karolinska Sleep Questionnaire (KSQ) e o Inventário Multidimensional de Fadiga IMFI). Na segunda etapa, será realizada a medida da pressão arterial periférica e central, de forma não invasiva pelo aparelho ARTERIS AOP®. Adicionalmente, será realizada uma mensuração antropométrica, e em seguida será calculado o Indice de Massa Corporal (IMC). Na terceira etapa, será investigado o padrão de sono e vigília por meio de actigrafia, por dez dias consecutivos, além do preenchimento do diário de atividade e repouso. Na quarta etapa, serão coletados exames laboratoriais, Colesterol Total (CT), HDL-c (High-Density Lipoprotein cholesterol) e hemoglobina glicada (HbA1c). Para classificar o Risco Global Cardiovascular será utilizado o Score Life's Essential 8, que inclui oito componentes de saúde cardiovascular; dieta, uso de nicotina, atividade física, duração e qualidade do sono, peso, pressão arterial, perfil lipídico e glicêmico.

Resultados

Sem resultados

Conclusões

Sem conclusões

Palavras -chave

qualidade do sono; fadiga; trabalho em turnos; enfermagem; fatores de risco cardiovasculares.

Área

Projetos

Autores

Katia Pontes Remijo, Waleria Dantas Pereira Gusmão, Claudia Roberta de Castro Moreno