Dados do Trabalho
Título
O método pick up and put down como uma intervenção não-farmacológica para a promoção do sono infantil
Introdução
O sono é um processo fisiológico e uma necessidade humana básica a todo ser humano. Na infância, o sono é fundamental para o crescimento saudável, pois ele contribui para o bom desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social da criança. Entretanto, a privação de sono, as dificuldades em dormir e os despertares noturnos são queixas comuns das famílias nos consultórios. A má qualidade do sono gera inúmeros impactos negativos a saúde da criança e da família, a saber: obesidade, diabetes tipo II, psicoses, atraso no crescimento, ansiedade, depressão, transtorno do déficit de atenção, hiperatividade, entre outros. Diante desses impactos à saúde materno e infantil recomenda-se que sejam realizadas orientações durante as consultas de puericultura que promovam a qualidade sono a toda família. Sendo assim, acredita-se que ao avaliar a eficácia do método pick up and put down este possa ser uma estratégia unificada de orientação nos consultórios e com isso contribuir com a promoção do sono infantil de crianças e com o bem-estar geral das famílias.
Objetivo
Avaliar o impacto do método pick up and put down como uma intervenção não farmacológica para a promoção do sono infantil em crianças menores de dois anos.
Métodos
Realizar-se-á um estudo multimétodo, o qual incluirá três estudos desenvolvidos de forma singular, cada um com método e amostras distintas, com o propósito de dar resposta aos diferentes aspetos da avaliação do método pick up and put down na promoção do sono infantil. O primeiro estudo será uma revisão de escopo que terá como objetivo – “Mapear as intervenções não farmacológicas para promoção do sono infantil disponíveis para a orientação de famílias e os instrumentos usados para a avaliação da eficácia destas intervenções”. O segundo estudo trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa que buscará responder os seguintes objetivos: “Descrever as motivações dos profissionais da saúde ao implementar o método pick up and put down em sua prática assistencial” e; “Descrever as necessidades das famílias ao recorrerem a consultoria do sono infantil”. E o terceiro estudo será uma série de relato de casos, o qual responderá ao objetivo: Relatar, implementar e análisar o método pick up and put down como intervenção não farmacológica com crianças menores de dois anos que apresentam dificuldades com o sono”.
Resultados
Sem resultados.
Conclusões
Sem resultados.
Palavras -chave
Sono; lactente; promoção da saúde; estudo de intervenção.
Área
Projetos
Autores
Lenise Dutra da Silva, Márcia Noélia Pestana dos Santos, Marli Terezinha Stein Backes, Regina Gema Santini Costenaro, Patrícia Amidianski